Dr. Antônio Carlos Zeferino - Cirurgião-Dentista - Campinas

  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
Como remover o tártaro dentário?

O tártaro dentário, também chamado de cálculo nos dentes, é uma evolução da placa bacteriana. Esta, é formada pela presença de saliva, detritos e minerais na superfície dos dentes. Quando endurece, se transforma em tártaro. O tártaro nos dentes também pode se formar sob a gengiva, irritando os tecidos gengivais e causando a gengivite.

Diferentemente da placa bacteriana que é incolor, o tártaro é visível, pois forma uma camada amarelada nos dentes, próximo à gengiva. Vale ressaltar que apenas um dentista pode diagnosticar e remover o tártaro.

O tártaro dentário pode ocorrer da seguinte forma.

a) Tártaro supragengival (fora da gengiva): é um depósito visível que se forma sobre o dente;

b) Tártaro subgengival (dentro da gengiva): forma bolsas entre o dente e a gengiva, é mais danoso e facilita o crescimento mais rápido das bactéria bucais;

Perguntas frequentes em sites de busca como "Como evitar o tártaro?", " Como eliminar o tártaro?" ou demonstram a preocupação das pessoas com a saúde bucal. A melhor forma de prevenir o acúmulo de tártaro é fazer visitas ao seu dentista de confiança para realização de limpeza (duas vezes ao ano), escovar os dentes após cada refeição e usar corretamente o fio-dental.

 

Como Remover o Tártaro

Na realidade, o tratamento, limpeza e remoção do tártaro deve ser feito por meio de limpezas bucais diagnosticadas e realizadas por um dentista especializado, pois há uso de instrumentos e produtos especiais no processo conhecido como "raspagem" do tártaro.

Uma boa higiene bucal, mantida com escovação diária, enxágüe e uso de fio dental é a parceira mais fiel para que seus dentes não acumulem bactérias, gerando o tártaro.