Por que optar por implantes dentarios?
Um implante dentário tem a função de substituir a raiz de um dente perdido e prender o dente artificial no lugar.
O implante dentário repõe a raiz de dentes perdidos por meio da inserção, no osso maxilar ou no mandibular, de um cilindro com diâmetro que varia, na maioria dos casos, entre 3 e 6 mm. Esse pino é feito de titânio, metal biologicamente compatível que se integra perfeitamente ao osso, sem nenhum tipo de rejeição óssea. Sobre os implantes é que são colocadas as próteses em metalocerâmica, que é o material mais semelhante ao dente natural, devolvendo ao paciente seu sorriso.
Todo implante dentário realizado pelo Dr. Antônio Carlos Zeferino é feito de titânio. Esse material é usado porque, normalmente, é bem aceito pelo corpo humano, não existindo qualquer tipo de rejeição. Os pinos rosqueados são inseridos na maxila ou na mandíbula do paciente. A partir daí, o osso e o titânio criarão uma junção chamada de osseointegração.
O implante dentário imita a natureza: destina-se a ser fixado firmemente na mandíbula e prender um dente em seu lugar. O implante é uma pequena peça feita de titânio, liga de titânio ou cerâmica – materiais que, geralmente, são bem tolerados pelo corpo humano. Sabemos também que o titânio adere muito bem a ossos humanos.
O implante dentário é inserido cirurgicamente sob anestesia local. Depois de cicatrizada, a raiz artificial age como uma base para a porção visível do dente.
O implante dentário pode ser usado para substituir:
- um dente,
- mais de um dente, ou
- todos os dentes.