Mito ou Verdade: A maior causa de mau hálito é o estômago
Muita gente diz que a razão do mau hálito vem do estômago. Mas a verdade é que o problema costuma vir da língua. Na grande maioria dos casos, o mau hálito, ou halitose, começa nas papilas da língua (pequenas saliências que identificam os sabores e, juntas, lembram a superfície de um tapete), onde se acumulam alimentos e restos de células.
Esses resíduos funcionam como meio de cultura para bactérias que liberam substâncias ricas em enxofre. O cheiro dessa substância é desagradável, daí o mau hálito. Para evitar a halitose, você deve higienizar, todo dia, a língua com as cerdas da escova de dente ou com o raspador lingual. Goma de mascar até pode mascarar o mau hálito por algum tempo mas só vale a versão sem açúcar. O ideal são as gomas de mascar que contêm xilitol, um adoçante natural que refresca a boca.
Nada disso retira a pequena parcela de culpa pelo cheiro que vem mais abaixo, do refluxo. O ácido estomacal que sobe pela garganta pode causar alterações na cavidade bucal, como a formação de placas, e isso também provoca o mau cheiro. Além disso, diabetes e alguns medicamentos podem retardar a digestão e levar ao mesmo problema.